domingo, 18 de julho de 2010

Parte 3

Olá gente!

Voltei com a terceira parte de "Dicas sobre como desenhar uma tira de humor, escritas por um cara muito sem graça".

Semana passada falamos sobre porque as mulheres são redondas e os homens quadrados. Hoje vamos falar sobre proque os personagens tem que ser engraçados.

Você já conheceu uma pessoa que tudo que ela fala fica engraçado, por mais sério que for o assunto ou por mais besta que for a piada?

Essas pessoas existem e a gente costuma rir delas não só pelo que sai de suas bocas mas principalmente pelos trejeitos malucos de seus corpos. O mesmo pode acontecer com uma tirinha.

A dica é: desenhe figuras engraçadas! Narizes gigantes, olhos esbugalhados, cabeças gigantes etc. Isso é metade do caminho para sua tira ficar legal, a outra metade vai depender da piada.




Na primeira cena dessa tira, por exemplo: não há motivo nenhum para eles estarem com essa expressão assustada, eles são Adão e Eva, deveriam estar acostumados (rsrsrs). O objetivo é deixar engraçado e simpático. O mesmo acontece com a proporção: cabeças enormes, corpo pequeno.

O grau de exagero vai depender do estilo do cartunista. Em alguns casos a piada ganha mais importância do que o desenho (como aqui).

É como a diferença que existe entre um humor pastelão, Três Patetas, e um humor cabeçudo, Monty Pythom:




Mas, na minha humilde opinião, o ideal é buscar o equilíbrio (dentro do seu estilo): boa piada e personagens engraçados. Afinal é disso que trata qualquer tipo de arte: equilíbrio entre forma e conteúdo.

("Vish! Essa última frase foi profunda demais, rsrsrs. Preciso achar alguém pra falar besteiras.")

Uma tira que faz isso perfeitamente é: Nickel Náusea

Nos encontramos semana que vem, quando falarei sobre "Porque tirinha é coisa de preguiçoso?" (calma, guardem as pedras, esperem eu molhar o bico, rsrs).

Mandem seus comentários.

E não esqueçam da palavra cabalística: Parangaricutirimirruaru.


raonix

(finalmente lembrei de assinar o post, rsrs)

Um comentário:

  1. Gostei do texto, é instrutivo e divertido, é "instruvertido!!!" (heuhueehu)

    ResponderExcluir