terça-feira, 8 de março de 2011

O formato imersivo

Acho que uma pergunta recorrente na mente de quem planeja publicar seus quadrinhos na web é: como deve ser o formato de leitura para o computador? Já encontrei em webcomics respostas diferentes a esta pergunta. Alguns desenhistas fazem um formato bem parecido com o dos quadrinhos impressos, chegando até a colocar animações de virada de página. No outro extremo temos aqueles que procuram mudar a própria linguagem dos quadrinhos inventando novos formatos, mais lúdicos e originais. Mas todos estes pecam em uma coisa: na imersão.


Há alguns dias tive uma agradável surpresa quando encontrei Worm World Saga, um quadrinho feito pelo alemão Daniel Lieske e publicado na internet de graça. Deixando de lado a qualidade do estilo do Lieske e o ótimo enredo, WWS carrega em seu formato os elementos que talvez sejam uma boa resposta ao dilema do formato de publicação de quadrinhos na web. O diferencial de WWS não está simplesmente na exploração da barra de rolagem vertical do browser e sim na própria construção do desenho. O céu, que lá em baixo culmina na cidade e que depois se mescla às copas das árvores na frente da escola, conduz o leitor de maneira leve, como se pegasse em sua mão e lhe carregasse para dentro daquele mundo. E assim segue a história inteira, com cenários que se fundem uns nos outros, marcando em nossa mente suaves transições de cena. Orbitando essa característica, temos outros detalhes que aumentam a sensação de imersão: as bordas leves e arredondadas dos quadrinhos e o fundo preto que encerra suavemente a arte. Essas características juntas contribuem para uma leitura confortável e imersiva.


De um lado existem os puristas que acreditam que os quadrinhos na web não devem perder as características da mídia impressa e de outro os vanguardistas que acham que o quadrinho na tela tem que ser algo bem diferente do impresso. Mas se o seu objetivo, seja como leitor ou como desenhista, é seguir o caminho do meio, o caminho da imersão, Worm World Saga é um ótimo exemplo de quadrinho publicado na web.


PS: para ver outros exemplos interessantes de formatos de quadrinho na web: ScottMcloud

2 comentários:

  1. Parabens pelo blog acima da média fui conferir sua dica no poste voltei gostie daqui também cometo minhas tirinhas! Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Veloso!

    Seu comentário é muito importante pra nós.
    Espalhe pros seus amigos desenhistas. Vamos gerar discussão.

    valeu

    ResponderExcluir