quinta-feira, 1 de julho de 2010

maldita prolixidade!

Oi gente,

Hoje vou postar algumas dicas simples para desenhar uma tira de quadrinhos de humor. Não é minha especialidade (na verdade sou um cara bem sem graça), mas aqui acolá me aventuro nesse gênero.

Vou usar como exemplo essa tira que fiz há algum tempo:







Para o post não ficar gigante, como diria aquele londrino nice guy, vamos por partes:

Parte 1: Maldita prolixidade!

Esse foi o primeiro esboço:





Se você fizer um rápido jogo dos sete erros vai ver que o quadro 3 do esboço, o close na mão do adão, foi excluído. Porque eu excluí?

Você já conversou com uma mulher prolixa? (alerta de redundância!). Pois é, eu convivo com uma(calma amor não é você). Minha mãe!

Para contar que perdeu o ônibus na volta pra casa, minha mãe traça todo o perfil psicológico do homem que lhe atendeu mal no guichê da transportadora em que foi deixar a encomenda do meu pai e de onde partiu para tentar comprar um shampoo e que tinha uma mulher de cabelo vermelho salsicha, etc, etc, etc. Quando ela termina de contar já estamos desenhando bichinhos com os restos da janta.

Ao desenhar uma tirinha você deve correr da prolixidade como diabo da cruz. Sim, isso não acontece só com mensagem oral e escrita, mas com imagens também.

Isso vale para qualquer tipo de quadrinho mas na tirinha é ainda mais importante, porque a linguagem é rápida, em poucos quadros você tem que dar seu recado, como diriam os comedores de hambúrguer: What's the point?

O quadro 3 do esboço não acrescentava nada na narrativa, era como minha mãe falando da verruga do cara do guichê. Portanto, aqui vai a dica: se não acrescenta nada, corte fora.

("Pô, cê falou de prolixidade e escreve um post desse tamanho? Quem se importa que tua mãe toma água de chocalho?")

Valeu gente! Mandem suas críticas e sugestões. Até a parte 2, onde falarei de porque os homens são quadrados e as mulheres redondas.

Parangaricutirimirruaru.


5 comentários: