quinta-feira, 24 de junho de 2010

Proporções da cabeça humana

Vou iniciar aqui com um tópico a respeito do desenho de proporção de cabeças. Essas dicas valem para desenho, modelagem 3D, escultura, ou qualquer outra forma de retratar rostos humanos realistas ou não, uma vez todo desenho precisa ter sua própria deformação para alcançarmos a expressão. Estas proporções não são medidas exatas, pois tem objetivo se servir como guia, para termos mais controle do desenho e assim podermos criar diferentes arquétipos,expressões ou caricaturas sem perder o controle da imagem.

Para simplificar, resolvi fazer este vídeo com um modelo em 3d me baseando nos estudos do vitruviano de DaVinci e livros de Andrew Loomis.
Devido à natural sensibilidade que nosso cérebro possui para perceber detalhes que permitam a diferenciação de cada pessoa, na maioria das vezes estes detalhes são tão sutis que não temos como ficar medindo enquanto desenhamos. Além disso, muito do que torna um rosto reconhecível não está apenas na proporção, mas nas formas sutilmente diferenciadas de olhos, boca, nariz, etc. O que só temos como captar na prática do desenho e da observação. Pegando a pratica de fazer estas proporções com o mínimo de linhas, passamos a nos concentrar na expressividade.

Assim, estas proporções não são para serem seguidas à risca, mas para direcionar nossa prática na busca de captar estas variações de forma intuitiva, ficando livre para ir além da criação de uma imagem parecida com alguém, mas buscando transmitir idéias através da linguagem visual e narrativa.

3 comentários: